top of page

Ergonomia em tempos de homeschooling

Foto do escritor: Clínica DueClínica Due

Atualizado: 25 de ago. de 2020

De um momento para o outro, por conta da pandemia do Covid19, nossos filhos passaram a ficar, obrigatoriamente, horas e horas em frente ao computador ou tablete. Por esse motivo, mais do que nunca, devemos atentar para a postura das crianças, prevenindo assim dores musculares ou cefaleia.

Devemos lembrar que nossos móveis e aparelhos eletrônicos não foram projetados para o tamanho de uma criança e por vezes precisamos fazer alguns ajustes.

A criança deve estar sentada em uma cadeira com apoio para as costas e braços. Os pés devem estar apoiados no chão. Se a cadeira for muito alta, pode-se utilizar um banquinho ou alguns livros para que os pés não permaneçam suspensos, o que pode forçar a coluna lombar ou causar formigamento nas pernas por má circulação.


Os braços devem ficar apoiados na lateral da cadeira. O teclado deve estar na mesma altura dos cotovelos, que por sua vez devem ser mantidos em flexão de 90 graus. As mãos devem estar apoiadas sobre o teclado, com os punhos em posição neutra. Por vezes é necessário o uso de um suporte de borracha para que os punhos não fiquem fletidos ou tensionados.


Por fim, a tela deve estar na mesma altura dos olhos, para não forçar a musculatura do pescoço, e a uma distância do rosto de no mínimo 40 cm, para não forçar a vista.


ergonomia infantil

E lembrar que, a cada hora em frente ao computador, uma parada para se alongar é fundamental. Boa aula!

Fonte da ilustração: Revista Crescer

Comentários


logo.gif
bottom of page